Ativistas jogam sopa contra a famosa obra ‘Mona Lisa’ do Da Vinci

Ativistas jogam sopa contra a famosa obra ‘Mona Lisa’ do Da Vinci

Ativistas jogam sopa contra a famosa obra ‘Mona Lisa’ do Da Vinci


Duas ativistas realizaram um ato de protesto no Museu do Louvre, em Paris, lançando sopa contra o vidro de proteção que resguarda a "Mona Lisa", obra-prima de Leonardo Da Vinci, no domingo (28). Vestindo camisetas da organização francesa Risposte Alimentaire (Resposta Alimentar), as mulheres buscaram chamar a atenção para a necessidade de proteger o meio ambiente e as fontes de alimentos.

No momento do protesto, as ativistas gritaram perguntas como "O que é mais importante? Arte ou direito a um sistema alimentar saudável e sustentável?" e "Nosso sistema agrícola está doente, nossos agricultores estão morrendo no trabalho". Os seguranças do museu evacuaram os visitantes, retiraram as mulheres do local e cobriram a "Mona Lisa" com painéis pretos.

Esse episódio ocorre durante protestos de agricultores franceses contra as políticas do presidente Emmanuel Macron. Além disso, esse tipo de ataque a obras de arte não é inédito, pois, em 2022, ativistas atiraram sopa na pintura "Girassóis", de Vincent Van Gogh, na Galeria Nacional de Londres. No mesmo ano, manifestantes colaram-se a pinturas de Goya no Museu do Prado, na Espanha. Vale ressaltar que a "Mona Lisa" já foi alvo de ataques anteriormente, sendo protegida por um vidro blindado desde 2005.

Enviar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem